Nesse post não vou entrar no mérito de qual tinta é melhor do que a outra ou qual é a melhor para o modelismo. A idéia desse post é falar sobre a superfície de pintura.
Como obter aquela pintura lisa que vemos nos modelos dos mestres?
Obter uma pintura como a dos mestres não é só uma questão de escolher a tinta, mas sim como preparar a superfície que irá receber todas as camadas de tinta, ou seja, a pintura deve ser planejada, imaginando todas as camadas. A sua última camada de tinta / verniz, só irá refletir o que você fez na primeira camada e consequentemente nas demais.
Normalmente quando abrimos vários kits de fabricantes diferentes, percebemos que existem diferenças na textura do plástico com o qual o kit foi injetado. Alguns são mais lisos (o que não é muito bom também) e alguns são mais ásperos. Os mais lisos dificultam ainda mais a aderência da tinta, principalmente se não forem lavados para retirar os óleos desmoldantes. A "aspereza" de outros, impede que tenhamos uma superfície lisa o suficiente para um bom acabamento.
Da minha parte, costumo dar uma lixada prévia no kit seja ele com plástico mais liso ou com plástico mais áspero a fim de igualar a superfície e retirar riscos e pequenas marcas que podem comprometer o trabalho. A intenção dessa etapa é também dar uma certa "aspereza" para a superfície melhorando a aderência do primer. Esse passo deve ser feito com lixas finas, ou seja, de 2000 para cima!!!
Depois, passo à aplicação do primer, que será a primeira camada de tinta do modelo. Se essa camada se comprometer, ela irá comprometer todas as outras que virão depois, por isso considero o primer como a camada mais importante a ser aplicada. Após a aplicação do primer, uma lixada com lixa d´água 2000 ajuda a deixar a superfície bem lisa para a próxima camada.
Caso essa lixada retire um pouco do primer, sem problema, basta aplicar uma nova demão de primer (somente na área onde ele foi retirado) e novamente lixa 2000 e assim sucessivamente até ter uma camada lisa e uniforme. Esse processo de "pintar/lixar" deve ser repetido após cada demão, não só após o primer mantendo assim a superfície sempre lisa para a próxima demão ou mesmo para os vernizes.
"Mas Wolney, minha superfície é fosca, é melhor que fique áspera."
Ledo engano!! Para deixar a superfície fosca, usamos verniz para finalizar a pintura e não a própria superfície. O verniz fosco aplicado sobre uma superfície bem lisa tem um resultado muito melhor do que sobre superfícies ásperas, onde apenas chamará a atenção para essas áreas mal preparadas.
Aqui fica uma dica, prefira sempre pintar com tintas brilhantes, pois essas deixam a superfície mais lisa. Se a pintura for fosca, use o verniz fosco apenas para finalizar o trabalho.
Caso não tenha a tinta brilhante, use a fosca mesmo, fazendo o mesmo processo de pintar/lixar deixando a superfície mais lisa possível e antes dos decais, aplique uma camada de verniz brilhante.
Enfim, a conclusão é que a pintura deve ser pensada desde a primeira camada de tinta que se aplica no kit, pois as outras, serão somente um reflexo desta.
Abraço e boas montagens,
Nenhum comentário:
Postar um comentário