terça-feira, 20 de março de 2012

Blues e dioramas

Apresento a seguir a descrição de uma técnica bastante efiente para a reprodução da camuflagem de inverno e do weathering de blindados alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Essa técnica denominada "Técnica da pasta de dentes" foi descoberta por acaso pelo bluesman e dioramista, Carlos Café.

Técnica da “Pasta de dentes”

Gostaria de compartilhar com os amigos modelistas uma técnica que descobri por acaso e que utilizei no meu diorama "A Última Bala". É uma técnica de wheathering (desgaste causado pelos elementos) que eu utilizei no Tigre I.


A localização tempo/espaço do diorama é Rússia 1942, durante as primeiras ações deste tanque na área de Leningrado.

A tinta branca que os alemães usavam para pintar seus tanques durante o inverno, às vezes, nem tinta era. Como resultado, a cor original dos blindados alemães, cinza-escuro na época, se revelava em pouco tempo. As áreas mais sujeitas ao atrito da movimentação da tripulação, chuva, vento, ou seja, as extremidades do veículo, eram as mais propensas ao desgaste.

Com essa técnica eu tentei simular a ação natural destes elementos sobre a tinta.



Vamos ao que interessa!

Quando eu ainda não tinha aerógrafo eu estava tentando pintar a camuflagem de um tanque alemão. Pintei a cor-base com tinta acrílica (Tamiya) e fixei tufos de algodão à superfície do tanque por meio de pasta de dente. Depois usei Color jet para aplicar a outra cor. Deu tudo errado pois, o Color Jet derreteu um pouco o plástico. O tanque não estava lá muito bom mesmo...

Mas o interessante foi ver o efeito da pasta de dente sobre a tinta acrílica.

A pasta soltou a tinta da superfície como se tivesse desgastado. Na hora eu não liguei mas, depois, analisando fotos de blindados no inverno, eu me dei conta de sua aplicabilidade.

Essa técnica também pode ser usada para veículos no norte da África.


 
A técnica é bem simples:

1.  Aplique a cor-base utilizando tinta esmalte (Testors ou Humbrol) essa tinta é imune à ação da pasta. 

2.   Deixe secar bem a tinta base por umas 24 horas, pelo menos.

3.   Aplique a segunda cor (a que vai ser desgastada) utilizando tinta acrílica. Eu utilizei Tamiya, a Model Master Testors não serve. A tinta acrílica seca mais rápido então não precisa esperar mais de uma hora para a próxima etapa. 

4.  Use um pincel pequeno ou um “cotonete”, dependendo do tamanho da área a ser desgastada. Suje a ponta do pincel com pasta de dente e espalhe só no centro das áreas que quer desgastar. Seja econômico. Deixe a pasta agir por alguns minutos (diferentes pastas tem diferentes comportamentos). 

5.  Com um pincel limpo e molhado, comece a espalhar e retirar a pasta. Esfregue um pouco para aumentar sua eficiência. Não utilize aquele pincel novinho para isso. Com o pincel você pode “desenhar” a área do desgaste.

6.  Com água, retire todo excesso de pasta, cuidando para não desgastar uma área indesejável.

7.   Se você não ficou plenamente satisfeito com o resultado, é só aplicar de novo a tinta acrílica e tentar o processo de novo. É sempre bom experimentar antes num kit-rascunho para dominar a técnica.


As fotos ilustram bem o resultado da técnica.

Carlos Café

Até a próxima!
 

Um comentário:

  1. Amigo, achei por acaso seu blog, vc esta de parabéns em divulgar essa arte, e gostei muito das suas técnicas de pintura, tmbm gostei da matéria do Submarino Seaview , adoro plastimodelismo, mas nunca " entrei " nessa arte,faço modelos de barcos/submarinos r/c, recentemente adquiri um kit da Special Navy , do submarino U-boat Type XXIII 1/72 , o kita é de um classico da II Guerra, pretendo transformá-lo em rc.
    O amigo poderia me dar umas dicas . . . sempre usei nos meus modelos tintas automotivas, pois o duco é resistente tanto ao sol como na água, gostaria de saber se as tintas usadas no plastimodelismo ( geralmente tintas Tamya, não é ? ) são resistentes na água ??? pois o modelo será rádio/controlado irá para água . Agradeço muito sua atenção.
    sergioskynetuno@hotmail.com

    netunoartes.blogspot.com/

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