segunda-feira, 12 de março de 2012

Lançamento Revell Germany 1/24 Ferrari 599 GTO & 599 GTO SA Aperta

Ferrari GTO 50 Anos em 3 kits.


As palavras Ferrari e GTO numa mesma sentença causam arrepios em qualquer entusiasta de automóveis e corridas.


No início dos anos 1960 a Ferrari para competir em corridas de carros de turismo então pegou o modelo 250GT, adaptou o delicioso V12 Testarossa, fez alguns ajustes aqui e ali e assim nascia a Ferrari 250GTO (Gran Turismo Omologato) um dos mais belos automóveis esportivos de todos os tempos.


Como as regras da  FIA exigiam que os carros que competiam no Grupo 3 deveriam ser baseados em modelos que eram vendidos ao público, entre 1962 e 1964 39 unidades foram fabricadas, sendo 33 da Série I, três unidades com motor 4.0 e 3 do Tipo 64 (com leves mudanças na carroceria). Apesar das regras exigirem que no mínimo 100 unidades fossem fabricadas, a Ferrari numa de suas típicas manobras produziu menos de 40 e ainda assim participou dos campeonatos.


Com essa série de carros a Ferrari ganhou os campeonatos de 1962, 63 e 64 para fabricantes de automóveis GT.
Ferrari 250 GTO
A Fujimi tem vários sabores do bom kit para a 250 GTO, não é dos mais fáceis nem mais baratos. As rodas raiadas deixam a desejar, porém nada que um acessório foto-gravado não resolva além de dar aquela sensação real.


Fujimi Ferrari 250GTO - FUJ12337 - Carroceria e transparências
Em meados da década de 1980, a Ferrari decidiu então participar das corridas de GT no famigerado "Grupo B", dessa vez utilizou-se do modelo 308 GTB diminuindo levemente o deslocamento para 2.8 litros e colocando dois turbos com intercooler. A diminuição da cilindrada de 3.0 para 2.8 litros era exigência da regra à época.


Apesar da Porsche, com seu modelo 959 (961) ter participado de algumas corridas do Grupo B, a Ferrari 288GTO não chegou nem a sentir a textura do asfalto, todas unidades produzidas (+ 270) foram vendidas a particulares. O Grupo B ficou restrito aos rallies, mas aí é história para outro post.
Ferrari 288 GTO
Novamente a Fujimi possui o kit da 288 GTO, também em várias versões, sendo na minha opinião a mais bonita das GTO´s. O kit porém...
Fujimi Ferrari 288 GTO - Transparências e carroceria - FUJ082684
Mais de 25 anos se passariam até que Ferrari e GTO novamente estivessem juntas num mesmo modelo. A estupenda Ferrari 599 GTO.


Desta vez a fabricante de Maranello não desenvolveu a GTO para homologação em corridas e sim pegou o seu protótipo 599XX (baseado na 599) e transformou-o em uma máquina para as ruas com produção limitada a 599 unidades. Com seu V12 com mais de 660 cavalos, velocidade máxima de 325 km/h pode fazer de 0 a 100km/h em apenas 3.6 segundos, mais rápido do que você levou para ler esta sentença.
Ferrari 599 GTO


Para completar a coleção vem a Revell Germany e anuncia para o segundo semestre de 2012 um kit para o modelo 599 GTO.


A Revell, apesar das rodas e pneus digamos ridículos, tem sido a única a realmente colocar no mercado kits de carros atuais com ferramentaria nova dos moldes gerando kits com excelente qualidade e grande quantidade de detalhes como a Ferrari 458 Italia e a Mercedes SLS AMG.
Revell Ferrari 599 GTO

Além da 599 GTO, a Revell também anuncia a versão SA Aperta (de aberta = conversível) para o final de 2012. A versão SA Aperta dedicada em homenagem aos designers Sergio e Andrea Pininfarina terá apenas 80 unidades produzidas por Maranello.
Revell Ferrari 599 GTO SA Aperta
Agora é esperar a chegada dos modelos nas lojas e partir para a montagem desses magníficos exemplares dos puro-sangue italianos. Avanti tifosi!





Um comentário:

  1. Buck, gostei do review!! Fiquei com vontade de comprar esse Aston Mart... quer dizer, essa Ferrari!! hehehehehehe

    Muito bom!!

    Abs

    W

    ResponderExcluir